Tudo Sobre Dirofilariose Canina Verme do Coração Cachorro

A dirofilariose é uma doença que é transmitida aos cães por mosquitos, que são vetores da doença. Produz o temido “verme do coração” que causa sintomas como cansaço e tosse após a atividade física. Apesar de comum, a doença ainda é cheia de dúvidas.


Isso inclui perguntas sobre se a dirofilariose em cães pode ser curada, como preveni-la e se a dirofilariose pode ser transmitida aos seres humanos. Por isso, preparamos respostas para essas e outras perguntas no artigo para esclarecer esses aspectos. Continue lendo e garanta a saúde do seu cão!

Heartworms são transmitidos por mais de 12 espécies de mosquitos. Eles são expostos à doença através da mordida de um animal infectado. O organismo do mosquito começa então a produzir o patógeno e a espalhá-lo depois de morder um animal saudável.


Alguns animais são mais suscetíveis à doença, como animais que vivem em áreas endêmicas ou estão muito expostos a mosquitos. Além disso, cães, filhotes e adultos mais velhos com sistema imunológico enfraquecido são mais suscetíveis à doença.


Cerca de 100 dias após a infecção, os vermes migram para o coração. Como a maioria dos cães não apresenta sintomas de "verme do coração", isso acaba levando à rápida disseminação da doença.

É comum encontrar cães sem nenhum sintoma. Quando o fazem, podem causar doenças pulmonares e cardíacas. Além disso, a doença pode estar em estado crônico, e o aparecimento dos sintomas está relacionado ao tipo e número de parasitas no animal. Podemos dividi-lo em três categorias:


Categoria 1: animais assintomáticos ou levemente sintomáticos;
Categoria 2: Animais com sintomas leves ou moderados;
Categoria 3: Animais apresentando sintomas recorrentes.

No caso da Categoria 1, exames laboratoriais ou de imagem não apresentaram alterações. Na categoria 2, os sintomas são intermitentes, como tosse por exercício excessivo. Por fim, no grau 3, a tosse tornou-se mais persistente e ocorreram outras alterações, como perda de peso.


Embora assustador, existem curas e tratamentos diferentes para esta doença. Os mais comuns são terapêuticos e relacionados à remoção de vermes. Em alguns casos, no entanto, o animal apresenta apenas sintomas iniciais e passa bem, por isso o medicamento é suficiente.


Por outro lado, também existem alguns pacientes que não podem ser tratados. Como exemplo, pode-se citar aqueles com muitas lesões, além de outras doenças causadas por dirofilariose, fatores que apresentam riscos ao tratamento.


Medicamentos que atuam contra "vermes do coração", como avermectina e mirbemicina, devem ser usados. Todos os cães devem tomar precauções contra a dirofilariose, especialmente durante os meses quentes e úmidos.


Durante esse período, as condições são favoráveis ​​para o desenvolvimento da doença, por isso é importante manter a desparasitação em dia. Vale lembrar que algumas raças de cães são sensíveis a certos ingredientes ativos, como cães pastores e invermectina. Portanto, é necessário consultar um veterinário.


Após a consulta, o protocolo estabelecido deve ser realizado regularmente conforme prescrito pelo médico. Ele será responsável por avaliar o habitat do animal, a epidemiologia e, claro, a condição individual do cão.


É justo dizer que a transmissão de vermes do coração para humanos é rara, mas pode acontecer. Normalmente, isso ocorre quando um mosquito pica um humano diretamente, tornando o humano um hospedeiro não intencional para a doença.


No entanto, como os humanos são hospedeiros acidentais, as larvas nem sempre circulam pelos vasos sanguíneos. Geralmente, eles estão logo abaixo da pele e formam um nódulo. Além disso, raramente atingem a maturidade sexual.


Ao contrário dos cães, isso impede que as larvas se desenvolvam e se repliquem em humanos. Também é importante lembrar que os cães não podem transmitir a doença porque vetores como mosquitos são necessários para espalhar a doença.

A dirofilariose é uma doença muito comum devido à forma como se espalha. Além disso, como a maioria dos cães infectados não apresenta sintomas, isso ajuda na persistência. Apesar de assustar muitos mentores, tem uma cura relativamente simples e também pode ser prevenida.


Prevenção através do uso de medicamentos, como certos tipos de repelentes. Para usá-los, é divertido consultar um veterinário. Você gostou desta informação?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Melhores Rações Para Border Colli