Gato com Síndrome de Down Tudo o que Você Precisa Saber

Existem gatos com síndrome de Down? Você pode ter visto uma imagem de um gato com características marcantes. Mas é a mesma ou uma identidade semelhante que os humanos encontraram? Por que isso acontece? Existe algum cuidado especial para esses bichinhos?

Consultamos especialistas para esclarecer essas preocupações. Continue lendo para saber mais sobre gatos com síndrome de Down e outras curiosidades felinas!

Entendendo a Síndrome de Down
Antes de falarmos sobre gatos com síndrome de Down, é importante entender o que é essa condição e por que ela acontece. Também conhecida como trissomia do 21, é uma alteração genética que ocorre quando as células se dividem durante a fase embrionária.

Portanto, as pessoas com síndrome de Down desenvolvem três pares de cromossomo 21, não apenas dois, enquanto o feto ainda está se formando. Homens e mulheres com esse status costumam ter algumas características marcantes, como cabeças redondas, olhos amendoados e conhecimento.

Devemos lembrar que a síndrome de Down não é uma doença. Hoje, há uma forte busca por maior conhecimento e reconhecimento dos direitos das pessoas com esse transtorno.

Existem gatos com síndrome de Down?
Você pode ter visto fotos de gatos com características semelhantes à síndrome de Down. Mas esses gatos têm condições semelhantes aos humanos?

Apesar das semelhanças, os especialistas dizem que os gatos não têm síndrome de Down. "É uma mudança exclusiva dos humanos", explicou o Dr. A veterinária da Petz, Cássia Paulon.

Ou seja, modificações genéticas semelhantes em outras espécies terão outros nomes e características. Além disso, os especialistas explicam que é improvável que os gatos tenham trissomia 21. "Isso porque os gatos têm apenas 19 pares de cromossomos", acrescentou.

Então nosso amigo peludo com uma aparência incrível pode até parecer um gato com síndrome de Down, mas na verdade ele tem outra identidade.

Deficiências comuns em gatos
De acordo com especialistas, gatos com síndrome de Down na verdade têm outra condição que pode ou não ser considerada uma deficiência. Se essas características são apenas externas, então elas podem ser apenas características físicas dos gatinhos.

Porém, se houver reflexo no comportamento ou no organismo do pet, pode ser um problema mais sério. Em casos semelhantes a gatos com síndrome de Down e sintomas, podemos citar:

Hipoplasia cerebelar: Um distúrbio neurológico associado ao desenvolvimento do cérebro enquanto o animal ainda está no abdômen. O problema ataca o cerebelo, que é importante para controlar o movimento.
Os sinais de hipoplasia cerebelar são: Toxoplasma gondii, discinesia, movimentos lentos, dificuldade em reconhecer objetos.

Panleucopenia felina: Esta doença é grave e altamente contagiosa. Ele ataca vários sistemas de gatos e, se as gatas engravidarem, também pode afetar seus bebês.

Um animal de estimação que sobreviveu a uma gravidez com panleucopenia felina pode desenvolver sintomas da síndrome de Down, que vão desde características físicas até deficiência intelectual.

Trauma e infecção: Em geral, qualquer trauma ou infecção, especialmente aqueles que afetam o sistema nervoso, podem produzir sintomas semelhantes aos da síndrome de Down felina.
Essas características geralmente aparecem se a doença estiver no útero ou em gatos muito jovens.

Apesar de ser uma situação comum, que pode gerar confusão entre tutores e gatos com síndrome de Down, devemos lembrar que cada gatinho possui características próprias.

Consulte um veterinário se suspeitar que seu animal de estimação tem uma deficiência ou doença. Um especialista saberá como fazer um diagnóstico e prescrever o tratamento, se necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Melhores Rações Para Border Colli